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O Sistema de arrefecimento é o responsável pelo controle da temperatura do motor, portanto sua manutenção deve ser feita uma vez por ano ou a cada 20.000 km rodados. O liquido com aditivo deve ser substituído e todos componentes checados.

Veículos em que o fluido está enferrujado ou que apresentam a formação de crostas nas extremidades das mangueiras indicam problemas mais sérios, e nestes casos a revisão inclui troca de componentes como mangueiras, selos, tubos e total limpeza do sistema. O aditivo deve ser usado na proporção indicada pelo fabricante.

Seja qual for o combustível do seu carro, álcool ou gasolina, procure sempre abastecer em um único posto (de preferência à postos de bandeira com grande movimento diário e que estejam localizados no seu trajeto mais freqüente), guarde sempre as notas fiscais de abastecimentos, pois em caso de adulteração seus prejuízos podem ser ressarcidos.

No dia a dia do seu veículo, procure sempre controlar dados básicos do motor, como ruídos anormais, falhas de funcionamento e consumo médio de combustível.

Jamais espere um pequeno “barulhinho” aumentar para ir na oficina pois o conserto pode ficar mais caro. Procure trocar o óleo e fazer manutenção sempre na quilometragem indicada na etiqueta de manutenção fixada na parte superior do pára-brisa.

 

Lembre-se que a pressão dos pneus deve ser checada mensalmente (com os pneus frios ), além disso o alinhamento e balanceamento das rodas deve ser feito a cada 10.000 km, ocasião na qual o rodízio de pneus também deve ser feito.

Nessas ocasiões o profissional sempre checa os itens básicos da suspensão como buchas, terminais, coifas, amortecedores, etc.

A suspensão em boas condições melhora a dirigibilidade do veículo e aumenta a segurança em situações de risco.

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